top of page

Você já ouviu falar da Caldera de Santorini?

Muitos passeios de barco - um dos mais incríveis que você vai fazer na sua vida - são pela Caldera de Santorini! E você já ouviu falar da Caldera(em português, caldeira)?


A caldeira de Santorini é uma enorme cratera submersa formada por uma das maiores erupções vulcânicas da história, ocorrida por volta de 1600 a.C. Esta erupção catastrófica resultou no colapso central da ilha, criando a caldeira que hoje é um dos elementos geográficos mais impressionantes de Santorini.


As falésias íngremes que cercam a caldeira oferecem vistas espetaculares do mar Egeu, e a área é frequentemente explorada por passeios de barco, permitindo uma visão de perto das formações vulcânicas e das ilhotas Nea Kameni e Palea Kameni, que surgiram devido a atividades vulcânicas posteriores.


A lenda de Atlântida está frequentemente associada à erupção de Santorini. Platão descreveu Atlântida como uma civilização avançada e poderosa que desapareceu de forma súbita e catastrófica, e muitos pesquisadores especulam que a erupção minoica pode ter sido a base histórica para essa lenda.


A devastação causada pela erupção, incluindo tsunamis e queda de cinzas, teria sido suficiente para destruir cidades e culturas, contribuindo para a ideia de uma civilização perdida. A cidade minoica de Akrotiri, bem preservada sob camadas de cinzas vulcânicas, oferece pistas sobre a vida antes da erupção e alimenta especulações sobre a conexão entre Santorini e a mítica Atlântida.


E você, acredita que Atlântida está ligada a Santorini?


Comments


bottom of page